Passar para o conteúdo principal

Ronald Harden

Honoris Causa
Função
Professor
País
Reino Unido
Proponente
Faculdade de Medicina
Data de atribuição
Ronald Harden
Nota Biográfica

O Professor Ronald Harden formou-se na Faculty of Medicine of the University of Glasgow, no Reino Unido em 1960. Completou a formação e exerceu como endocrinologista durante doze anos dedicando-se ao estudo da doença da Tiroide, área em que publicou mais de 100 artigos. Em 1972 optou por se dedicar em tempo integral à educação médica.

Atualmente é Professor Emeritus of Medical Education na University of Dundee, onde foi Teaching Dean and Director of the Centre for Medical Education, editor do Medical Teacher Journal e General Secretary and Treasurer da AMEE (the Association for Medical Education in Europe.

As contribuições do Professor Harden para a excelência em educação médica atraíram inúmeros prémios, demonstrando o seu excecional percurso, nomeadamente o Karolinska Institutet Prize for Research in Medical Education (2006), considerado por muitos como o Nobel em Investigação em Educação Médica, o Hubbard Award by the National Board of Medical Examiners (2010), a Cura Personalis honour from the University of Georgetown in the USA (2013), e a Recognition by the Kellogg Foundation pelas suas contribuições para a educação médica na América do Sul. Em 2009 recebeu a ASME Richard Farrow Gold Medal e em 2010 foi distinguido com o AMEE 2010 Lifetime Achievement Award em reconhecimento de suas contribuições não só a nível global mas também a nível da AMEE. Em 2012 foi distinguido com an Honorary Doctorate in Medical Education by the International University of Medicine na Malásia , em  2013 com an Honorary Doctorate in Medicine of the University of Tampere na Finlândia e em 2016 com an Honorary Doctorate, na Reial Acadèmia de Medicina de Catalunya, em Espanha.