50 Anos de Abril à Nossa Maneira

Realiza-se, no dia 15 de maio às 16h, uma conversa no Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

50 ANOS DE ABRIL À NOSSA MANEIRA

Celebramos 50 anos de Abril! Celebramos 50 anos de mudanças na Geografia!

Abril trouxe a liberdade e a mudança da política, da geopolítica, da sociedade, da economia, do território, da cultura e das mentalidades. Mais tarde, aproveitando o contexto da democracia e o percurso de mudança, Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia (hoje União Europeia) e, vieram os programas e apoios comunitários ao desenvolvimento. Em consequência, nos últimos 50 anos, o país progrediu e transformou-se profundamente e de maneira duradoura.

Abril trouxe também mudanças ao ensino superior e à Geografia portuguesa. Quase de imediato, mudanças na Universidade (universalidade de acesso, democratização da gestão, reforma de cursos, emergência de novas temáticas de investigação, novas vivências,…). Na sequência, também foram alavancadas sucessivas internalizações de novos paradigmas, métodos, técnicas e temas científicos da Geografia já em desenvolvimento em universidades europeias e americanas.

E, da mesma forma que o país, nos últimos 50 anos a Geografia mudou, tornando-se mais aplicada, mais tecnológica e mais atenta aos problemas e desafios atuais da sociedade, do desenvolvimento, do ordenamento e da sustentabilidade do território. E, neste processo o antigo Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Instituto de Geografia e de Ordenamento de Território tiveram desde sempre um papel de grande proatividade e de liderança da Geografia Portuguesa.

Participação gratuita, mediante inscrição prévia.

Mais informações e incrições

Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território