Passar para o conteúdo principal

Antártida em Mudança: Irão os pinguins perder a sua casa?

Os pinguins são o animal mais emblemático da Antártida. Apesar de se considerar o ambiente mais pristino da Terra e de estar longe dos restantes continentes, a Antártida não está imune às alterações climáticas, sendo mesmo uma das zonas mais afetadas do globo.

Antártida em Mudança: Irão os pinguins perder a sua casa?

Estas alterações irão influenciar todo o planeta, mas sem dúvida que os primeiros a sofrer as consequências serão os animais que nela habitam.

A biodiversidade da Antártida é única no mundo, sendo que a maioria dos animais que nela habitam são exclusivos desta região. Os diferentes impactos poderão levar mesmo a que algumas espécies desapareçam e a que outras tenham de mudar para outras áreas pela falta das condições ideais para a sua sobrevivência. Mas quais serão estes impactos? Estará a Antártida a ser afetada toda por igual? Porque vamos nós estudar a Antártida, quando as alterações climáticas estão mesmo à nossa porta? E quais os animais que serão mais afetados por estas alterações? E irão os pinguins perder o seu lar?

Nota biográfica sobre o orador

José Queirós é estudante de doutoramento em Ecologia Marinha pela Universidade de Coimbra, estuda as interações tróficas (predador-presa) e atividades pesqueiras no Oceano Austral. A sua investigação atual procura entender como a pesca e as alterações climáticas podem influenciar as cadeias alimentares e as espécies que habitam as zonas mais profundas do Oceano Austral. Na Antártida conta com uma expedição ao Mar de Ross, Amundsen e Dumont D’Urville a bordo do navio de pesca australiano Antarctic Discovery, durante a qual foi encontrado o maior Polvo Gigante da Antártida descoberto até ao momento.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, MUHNAC, ULisboa
Partilhar