Campo Santo: Exposição de Manuel Gantes no âmbito do projecto evocação — arte contemporânea 2016-2018

O Museu Militar de Lisboa em colaboração com a Faculdade de Belas-Artes (FBA) da Universidade de Lisboa (ULisboa), anuncia «Campo Santo», uma instalação de cerca de uma vintena de pinturas de Manuel Gantes.

A proposta que Manuel Gantes nos enuncia nas obras que expõe, encaminha a nossa memória contra o esquecimento de um facto histórico decorrente de todas as batalhas onde inevitavelmente vencedores e vencidos coabitam: uma escultura de Cristo crucificado, agora mutilado e baleado, salva do campo de batalha, conhecida como «Cristo das Trincheiras». Uma obra que sublinha a força que as imagens-arte têm em nós, como coisa que ultrapassa em muito a fragilidade dos corpos estendidos mortos nos campos das batalhas de todos os dias.

até
Museu Militar de Lisboa