CEG: 80 anos, 80 fotografias | Exposição fotográfica e diaporama

No ano em que se comemoram os 80 anos do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, a Fototeca do CEG/IGOT-ULisboa organiza uma mostra do património fotográfico constituído para fins de investigação científica pelas primeiras gerações que se cruzaram neste Centro.

CEG: 80 anos, 80 fotografias | Exposição fotográfica e diaporama

As 80 fotografias escolhidas, da autoria de cerca de duas dezenas de autores, estão datadas de entre finais da década de 1920 e o início da década de 1980. Seguindo o protocolo do trabalho de campo clássico em Geografia, a generalidade destas fotografias testemunha a fase inicial da pesquisa científica no sentido em que lhes cabia fixar o primeiro raciocínio geográfico realizado sobre o terreno.

Além de Orlando Ribeiro, fundador do CEG, encontra-se representada na exposição toda a primeira geração de investigadores do Centro dos quais a Fototeca guarda registos: Francisco Tenreiro, Raquel Soeiro de Brito, Ilídio do Amaral e Suzanne Daveau. As 80 fotografias selecionadas estão organizadas em torno de pequenos conjuntos temáticos, que sinalizam alguns dos principais motivos de estudo que moldaram a identidade da disciplina em Portugal: o Mediterrâneo, a Cordilheira Central e a erupção vulcânica dos Capelinhos, na ilha do Faial, por exemplo.

A exposição "Centro de Estudos Geográficos: 80 anos, 80 fotografias" está patente entre 2 de maio e 14 de julho de 2023, distribuída pelo Espaço Arte e pelas áreas comuns dos três pisos do Edifício do IGOT. É acompanhada pela projeção do diaporama "Práticas de trabalho de campo", que conjuga um conjunto de 100 fotografias provenientes da coleção da Fototeca e dos espólios particulares dos atuais investigadores do CEG, além de trechos do património fílmico do CEG.

Mais informações.

até