Cidadania ambiental e ativismo juvenil

Este seminário apresenta uma perspetiva humanista da educação em ciências que combina a abordagem de conteúdos científicos com a educação para a cidadania ambiental e o desenvolvimento holístico dos jovens/cidadãos. Desta forma, a educação em ciências é assumida como um pretexto e um contexto para o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que capacitem os jovens/cidadãos para enfrentarem os problemas, os desafios e as injustiças do seu quotidiano. Nesta abordagem educativa, as ciências são apresentadas de uma forma socialmente contextualizada que reforça a perceção dos alunos acerca da importância e da relevância da educação em ciências para a resolução dos problemas que afetam as suas/nossas comunidades. Segundo esta abordagem, o sucesso dos alunos na escola e na vida não depende apenas do sucesso académico mas, fundamentalmente, da vivência de oportunidades de desenvolvimento intra e interpessoal e de exercício de cidadania em situações que consideram socialmente relevantes. Os alunos necessitam que os incentivem a assumir a responsabilidade pela promoção do bem‑estar nas comunidades e nos ecossistemas em que vivem.

Este seminário apresenta, também, exemplos de iniciativas de professores e jovens ativistas, de diferentes países e níveis de escolaridade, fortemente empenhados na construção de um ambiente mais sustentável e de uma sociedade mais justa: formas poderosas de organizar os currículos e o ensino que mobilizam alunos e professores como sujeitos corresponsáveis pela construção de um mundo melhor.