Congressos e Conferências

Colóquio Internacional Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em português e em francês

O colóquio internacional Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em francês e em português apresenta os resultados de pesquisa do projeto CILIPO-FP (Circulações da literatura pós-colonial em francês e em português), financiado pelo dispositivo Bourgeon, da Universidade Jean Moulin Lyon 3, em 2022.

O desafio de pensar as circulações entre dois sistemas linguísticos complexos, e que implicam contextos e historicidades globais, foi lançado a catorze investigadoras e investigadores em 12 universidades, do Brasil, de Portugal e de França. Partindo dos termos “Colonialismos” e “colonialidades”, o colóquio apropria-se de um vocabulário comum, que procura discutir: aquele em que a língua portuguesa e a língua francesa se difundiram pelo mundo.

A fechar o colóquio ocorrerá o lançamento de um livro. O volume a ser lançado durante o evento é um livro digital, bilingue e interativo. Espera-se, igualmente, que Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em francês e em português sirva para ampliar a rede de investigadores/as interessados na temática dos colonialismos históricos e das colonialidades contemporâneas em termos de circulação e receção. A equipa de organização do colóquio internacional espera que este seja o primeiro de muitos encontros favoráveis ao fortalecimento da rede COS, constituída em torno desta temática.

Mais informações.

Biblioteca Nacional de Portugal