Conferência “As características e a essência do Tai Chi tradicional"

A Conferência “As características e a essência do Tai Chi tradicional" - 传统太极拳特点和精华, organizada pela Embaixada da R.P. da China em Portugal, tem lugar no Salão Nobre da Universidade de Lisboa, no dia 13 de Março de 2024, às 16h.

Conferência “As características e a essência do Tai Chi tradicional"

“As características e a essência do Tai Chi tradicional” - 传统太极拳特点和精华
Organização da Embaixada da R.P. da China em Portugal
Apoio da Universidade de Lisboa e Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa

O Tai Chi chuan é uma prática física milenar, estruturada, com elevado valor cultural e com benefícios importantes para a saúde e bem-estar.

Com mais de 3.000 anos de história, a origem desta atividade está localizada na China mas a sua difusão mais recente fez dela uma prática globalizada. Os seus movimentos são maioritariamente suaves e lentos que, nas formas mais simples, são acessíveis a qualquer pessoa.

Tem vindo a conquistar espaço em todas as idades, mas sobretudo nas pessoas mais idosas, em virtude da sensação de bem-estar e funcionalidade e dos benefícios fisiológicos que se lhe reconhecem: para o sistema cardiovascular, para o sistema músculo-esquelético, para o sistema neuromotor, e para o controlo do stress e das emoções. A sua prática regular tem benefícios para a funcionalidade no dia a dia, para o equilíbrio, para a memória, para a mineralização óssea, entre muitos outros efeitos positivos.

O Tai Chi tem base no Taoismo e valoriza o equilíbrio entre o ser humano e a natureza, entre o Yin e o Yang, pontos polares nesta filosofia. O estilo Yang, uma das muitas variantes desta prática, caracteriza-se por movimentos suaves, graciosos, circulares e muito fluidos. É uma das cinco principais famílias ou tipos de Tai Chi. Enquanto sistema estruturado de prática, com mais de 200 anos, tem vindo a conquistar adeptos um pouco por todo o mundo.

• Boas vindas, pelo Reitor da Universidade de Lisboa
  • Mensagem do Sr. Embaixador da R. P. da China em Portugal, Sr. Zhang Bentang
  • Breve nota sobre Tai Chi pelo Professor João Barreiros, Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa
  • Conferência pelo Mestre Fu Qingquan “As características e a essência do Tai Chi tradicional”