Conferência | Economic Convergence in the Euro Area: Coming Together or Drifting Apart?

No dia 5 de abril, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (ULisboa) recebe Jeffrey Franks, diretor do gabinete europeu do Fundo Monetário Internacional.

Jeffrey Franks será o orador da conferência “Economic Convergence in the Euro Area: Coming Together or Drifting Apart?”, com início às 16h00, no ISEG.

Quando os fundadores do euro embarcaram no projeto da União Económica e Monetária, esperavam que a partilha de uma moeda comum reduzisse as diferenças nos níveis de rendimento em todos os países da área euro. No entanto, nas últimas duas décadas, a convergência entre os membros fundadores do euro não aconteceu. E, embora os novos membros do euro tenham reduzido as suas diferenças em relação aos doze países originais da zona euro, essa tendência também estagnou desde a crise. Ao mesmo tempo, os recordes de convergência em termos de inflação e taxas de juros e ciclos económicos são mistos.

O que significa esta falta de convergência para o projeto europeu e para países como Portugal e o que pode ser feito para reiniciar a convergência?

Entrada livre, sujeita a pré-inscrição.

Instituto Superior de Economia e Gestão