Conversas à Quinta | A educação de adultos em Portugal

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”

Conversas à Quinta | A educação de adultos em Portugal

Orientadas por um investigador e seus convidados, estas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.

Apesar das políticas públicas descontínuas e dos parcos financiamentos dirigidos à educação não formal, a educação de adultos em Portugal inclui uma larga variedade de iniciativas. Para além das iniciativas formais, como os cursos (de educação e formação de adultos, de formação profissional, do ensino recorrente, de curta duração e outros) e o reconhecimento, validação e certificação de competências, outras de educação não formal vão sendo dinamizadas por muitas entidades, públicas, privadas ou da sociedade civil, com finalidades diversas, envolvendo sujeitos com interesses e motivações variadas. Adicionalmente, regista-se uma crescente valorização por parte da população portuguesa pelas aprendizagens que cada um desenvolve ao longo da vida em contextos muito diferenciados.

Considerando modalidades educativas tão diversas, regista-se contudo que aquelas de educação política, crítica, problematizadora e transformadora, que procuram favorecer a mudança social são pouco frequentes e quando existem possuem pouca visibilidade. Assim sendo, cabe perguntar:

• a educação de adultos é importante hoje em dia, serve para alguma coisa?
• as finalidades de educação crítica e política perderam relevância nos tempos presentes?
• os tempos presentes são benéficos e interessantes para os sujeitos o suficiente e por isso não merecem ações de educação transformadora?

Instituto de Educação

Mais Destaques, Congressos e Conferências