Cursos e Workshops

Escola de Verão RedeMAR | Um Oceano: uma abordagem multidisciplinar aos desafios marinhos e costeiros

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

imagem aérea do mar e da praia relativa à Escola de Verão RedeMAR - Um Oceano: uma abordagem multidisciplinar aos desafios marinhos e costeiros

Estes grandes desafios requerem não só investigação científica intensiva e competências analíticas excecionais, mas também as capacidades de empatia e autorreflexão que resultam do reconhecimento da pluralidade da experiência humana no tempo e no espaço. Como nos encontramos à beira de uma mudança radical, impulsionada por uma crise ecológica e social, quaisquer estratégias de implementação terão de abranger diferentes domínios do conhecimento e apelar à colaboração de múltiplos intervenientes.

A Escola de Verão RedeMAR ULisboa "Um Oceano: uma abordagem multidisciplinar aos desafios marinhos e costeiros", oferece, assim, um momento único para combinar os seus talentos com os recursos deste ambicioso grupo, numa experiência de partilha de ideias em português, sobre os nossos possíveis futuros comuns e para contribuir para o desenvolvimento de soluções baseadas no conhecimento, visando enfrentar ameaças e criar oportunidades.

Desta forma, damos as boas-vindas aos estudantes de licenciatura e mestrado de ambos os contextos nacionais e internacionais do mundo lusófono que pretendam explorar os atuais desafios do nosso Oceano a partir de perspetivas tecnológicas, ecológicas, sociais, históricas e várias outras, independentemente da sua área de formação base.

No final do curso, os alunos podem requerer o certificado de presença, com indicação das 30 horas de formação, em formato intensivo, equivalente a 3 ECTS. O curso tem um custo de 170€.

Consultar programa completo

Candidaturas de 10 a 31 de maio

Breve descrição de cada módulo

• Faculdade de LetrasContar histórias sobre o mar, a praia e as gentes: olhar o passado, através da história, da arqueologia e do património cultural ecológico, para pensar o futuro.
  • Faculdade de DireitoContar histórias sobre o mar, a praia e as gentes: olhar o passado, através da história, da arqueologia e do património cultural ecológico, para pensar o futuro.
  • Instituto Superior Técnico
    • Economia azul: Recursos marinhos vivos e não vivos e energias renováveis.
    • Robótica marinha: da tecnologia à ciência e à literacia dos oceanos (local de ensaio @Expo'98 para robôs de superfície e subaquáticos).
  • Instituto de Geografia e Ordenamento do TerritórioRiscos marinhos e costeiros (subida do nível do mar, tsunami e erosão costeira): principais factores, dinâmicas e impactos nos sistemas e comunidades costeiras de Portugal continental.
  • Faculdade de Ciências: Biodiversidade marinha - a poluição e as alterações climáticas são os principais desafios à conservação da biodiversidade marinha, e o carbono azul é uma solução potencial para manter as funções dos ecossistemas e limitar a perda de biodiversidade.
  • Instituto de Educação: Literacia do oceano – Conceito multidimensional de literacia do oceano, as diferentes dimensões envolvidas, e como pode ser promovida e avaliada; Alguns exemplos de projetos e recursos centrados na promoção da literacia do oceano.
  • Instituto de Ciências Sociais: Interação oceano-terra – À medida que os estados costeiros alargam os seus territórios nacionais no oceano, o oceano alastra-se na terra devido à subida do nível do mar, desafiando a crescente ocupação urbana e humana nas zonas costeiras. Que estratégias e conhecimentos estão em jogo na interação oceano-terra?
  • Visita de Estudo Faculdade de Ciências e Faculdade de Letras:
    Visita às Dunas da Cresmina (Guincho)
    Visita à biodiversidade marinha em zonas rochosas intertidais
    Visita ao Museu Marítimo Rei D. Carlos

até