Faculdade de Letras lança ciclo de grandes conferências internacionais

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa lança em novembro um ciclo de grandes conferências internacionais - as Lisbon Lectures in the Humanities (LLH) - com a presença de grandes nomes das Humanidades: críticos, escritores, investigadores que criaram pensamento próprio e suscitaram acesa discussão.

Faculdade de Letras lança ciclo de grandes conferências internacionais

As LLH são as únicas conferências regulares do género organizadas por uma universidade portuguesa. Duas vezes por ano - no outono e na primavera - um orador convidado fará uma conferência pública na Faculdade de Letras e participará, depois, em discussões em pequenos grupos.

O objetivo das LLH é contribuir para o enriquecimento da vida intelectual de Lisboa e estimular o alargamento do debate no âmbito das Humanidades, dando ao público, universitário e não-universitário, a oportunidade de contactar directamente com muito do que de melhor se faz e se pensa nessa área.

A Faculdade de Letras contará com a visita de grandes nomes mundiais das áreas da História, da Linguística, da Filosofia e dos Estudos da Literatura e das outras Artes, e também de pessoas que trabalham várias combinações entre estas áreas.

O primeiro orador das LLH será Michael Fried, Professor Emérito de História da Arte na Johns Hopkins University (E.U.A.), antigo diretor do seu Humanities Center, e um dos principais críticos e historiadores da arte mundiais.

A conferência de Michael Fried terá lugar a 6 de novembro e abordará duas das obras mais marcantes e enigmáticas de Manet – “O almoço no ateliê” e “A varanda” – , dando a conhecer um argumento que fará parte do seu novo livro, a publicar em breve, sobre pintores franceses.

Michael Fried tem explorado um olhar comprometido sobre as artes visuais, destacando-se o seu contributo para o entendimento de Manet como criador-chave na história da pintura ocidental e também como figura fundadora da modernidade. Com formação realizada em Harvard, Fried tem escrito sobre pintura e escultura da segunda metade do século XX, mas também pintura francesa dos séculos XVIII e XIX e fotografia contemporânea. As suas obras mais conhecidas incluem o ensaio “Art and Objecthood”, de 1967, um ataque às noções de arte conceptual e de arte minimal, e o livro Absorption and Theatricality, de 1980, onde revê decisivamente o conceito de representação. No seu livro mais recente, What Was Literary Impressionism (2018), descreve a narrativa literária como forma de visualização. Premiado numerosas vezes, o Professor Fried foi galardoado em 2010 com o American Publishers Award for Professional and Scholarly Excellence (The PROSE Awards).

Faculdade de Letras