Congressos e Conferências

I Colóquio Internacional de Arte, Língua e Cultura

O evento decorre de 4 a 6 de dezembro na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e online.

Tapete Vermelho

Num mundo cada vez mais interligado, é fundamental compreender e valorizar a importância de diversas áreas de estudo como a arte, a língua e a cultura na construção de identidades individuais e coletivas. O estudo, a análise e a reflexão sobre estas áreas permitem-nos explorar as complexidades da experiência humana, bem como compreender as diversas formas como as pessoas se expressam, se relacionam e se identificam nas suas comunidades e no contexto global.

O I Colóquio Internacional de Arte, Língua e Cultura surge como resposta à necessidade de criar um espaço de encontro que promova a análise interdisciplinar e o intercâmbio de perspetivas sobre questões relacionadas com a arte, a língua e a cultura. Através deste colóquio internacional, pretende-se fomentar a colaboração entre investigadores e profissionais de diferentes disciplinas, criando uma rede de comunicação e de trabalho com pares de diferentes latitudes que permita gerar conhecimento e enriquecer as experiências da diversidade cultural e linguística.

Eixos temáticos:

• Cultura, tradução e adaptação.
  • A arte como ferramenta de ativismo cultural.
  • A identidade linguística na manifestação cultural.
  • Tecnologia e meios digitais no diálogo cultural e linguístico.
  • Educação e interculturalidade.
  • Arte e linguagem como ferramenta de análise cultural.

Envio de resumos até 29 de setembro de 2024

até