Lançamento do livro | Aliyah - Estado e Subjetividades entre Judeus Brasileiros em Israel/Palestina

No dia 3 de dezembro, às 18h, decorre na Sala do Senado o lançamento do livro "Aliyah - Estado e Subjetividades entre Judeus Brasileiros em Israel/Palestina".

Aliyah - Estado e Subjetividades entre Judeus Brasileiros em Israel/Palestina

Descrição: “Fazer aliyah” é a expressão usada pelos interlocutores desta pesquisa para definir o processo de acesso à cidadania israelita em virtude de serem judeus. O caso de Israel como Estado-nação construído e reproduzido de forma sui generis constitui um terreno potenciador da compreensão dos fenómenos das circulações contemporâneas, sendo também desafiador ética e politicamente em virtude da situação palestiniana e do conflito/ocupação. Procura-se aqui dar conta da reconfiguração das subjetividades de judeus da diáspora que acedem à cidadania israelita, dos efeitos da subjetificação pelo sionismo e pelo Estado, e dos desafios identitários vividos pelos interlocutores.

Este lançamento está integrado na Feira do Livro da Universidade de Lisboa.

Sala do Senado