Lançamento do livro 'Ensaios e Cartas Escolhidas'

O lançamento do livro Ensaios e Cartas Escolhidas , de Friedrich Hölderlin, uma edição da Imprensa da Universidade de Lisboa, tem lugar no dia 14 de junho, às 17h, no Palco Praça Laranja da Feira do Livro de Lisboa .

Ensaios e Cartas Escolhidas

A apresentação do livro será conduzida pela Prof.ª Maria Teresa Dias Furtado.

Tradução:
Bruno C. Duarte

Sinopse:
Os ensaios e estudos de Friedrich Hölderlin reunidos neste volume, lado a lado com a sua correspondência com figuras como Hegel, Schelling e Schiller, dão testemunho do seu envolvimento direto nas questões filosóficas, estéticas e políticas do seu tempo. Percorrendo todos os momentos da sua obra, do romance Hipérion à tragédia A Morte de Empédocles, e desta à poesia lírica, estes textos tornam claro o papel decisivo de Hölderlin na génese do Idealismo Alemão, e o modo como antecipou, quer como poeta, quer como tradutor, muitos dos desafios que viria a enfrentar a poesia moderna. Procurando responder à questão ancestral da relação entre a finitude e o absoluto, a beleza e a verdade, a ética e a estética, Hölderlin tentou ligar entre si os vários momentos que definiram a sua formação: o pensamento de Heraclito, Platão e Espinosa, o projecto filosófico de Kant e Fichte, e o estudo contínuo da poesia antiga (Homero, Sófocles, Píndaro). Na raiz das reflexões e da atividade de Hölderlin está a sua determinação em fixar os fundamentos daquilo a que chamou a lógica poética, isto é, o princípio de articulação entre o que seria a lei universal, calculável, de um poema, e o seu sentido vivo, que não pode ser calculado, e que permanece assim por fixar.

Consulte aqui o catálogo completo da Imprensa da ULisboa.

Palco Praça Laranja da Feira do Livro de Lisboa

Mais Destaques, Agenda Cultural, Feiras, Literatura