Lançamento do Livro "Nos Horizontes da Razão", Homenagem a José Barata-Moura

Barata-Moura

Este volume reúne testemunhos e estudos que materializam a Homenagem que, ao Professor José Barata-Moura, prestam colegas, discípulos e amigos, destacando da sua rica personalidade sobretudo a faceta do filósofo e do universitário que ele foi como Professor do Departamento de Filosofia, como Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981-1982) e como Reitor da Universidade de Lisboa em dois mandatos (1998-2006).  Méritos por si sós bastantes para justificar a presente iniciativa, oportuna e conjuntamente promovida pela Universidade de Lisboa e pela sua Escola.

José Adriano Rodrigues Barata-Moura GOSE (Lisboa, 26 de Junho de 1948) é um filósofo e cantor português. Fez os estudos pré-universitários em França e obteve na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a licenciatura (1970) e o doutoramento (1980) em Filosofia.

Antigo reitor da Universidade de Lisboa, entre 1998 e 2006, é professor catedrático da Faculdade de Letras dessa universidade, desde 1986, onde foi também presidente do Conselho Directivo, de 1981 a 1982. Membro de várias sociedades científicas, foi presidente da Internationale Gesellschaft für dialektische Philosophie, de 1996 a 2000. É membro do Conselho de Administração do Portal Universia Portugal, desde 2002. Foi eleito membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras), em 2008.

Mais Destaques, Agenda Cultural, Literatura