Passar para o conteúdo principal

O silício na crosta e no manto terrestre

A próxima sessão do 60 Minutos de Ciência cruza duas celebrações globais, ambas com um objetivo comum: a sustentabilidade do nosso planeta.

O silício na crosta e no manto terrestre

2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica e dos Elementos Químicos. Por sua vez, o mês de abril é um mês voltado para o planeta Terra e a sua preservação.

Dinamizada pelo Prof. Galopim de Carvalho, a temática a discutir será centrada no elemento químico número 14 da tabela periódica: o silício. Do latim “silex”, com o significado de pedra dura, descoberto em 1824, pelo sueco Jöns Jacob Berzelius, é um dos elementos químicos mais abundantes na crosta e no manto terrestres. Está presente na imensa maioria das rochas destas duas geosferas sob a forma de quartzo de muitos silicatos, com destaque para os feldspatos, micas, piroxenas, anfíbolas e olivinas. A sua aplicação passa pela produção do vidro e de equipamentos eletrónicos, entre outros.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Partilhar

Mais Destaques, Ciência e Investigação