O Universo em dez imagens

Já todos nos deparámos com imagens maravilhosas do Universo que nos deixam deslumbrados e cativam a nossa imaginação.

O Universo em dez imagens

Contudo, para além da sua componente estética, estas imagens revelam um vasto conhecimento científico.

Nesta sessão das Noites no Observatório, serão apresentadas dez imagens astronómicas icónicas, escolhidas especialmente pela sua enorme beleza, e tentar-se-á aprofundar o seu significado e as surpresas que escondem.

Tendo ainda em conta os acontecimentos recentes, o último prémio Nobel da Física que foi atribuído à Astrofísica e Cosmologia também será um dos temas a abordar.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 00h, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Planetário Calouste Gulbenkian