Programa de Bolsas da Fundação “la Caixa”

No dia 9 de janeiro, às 10h, realiza-se, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, a sessão de apresentação do Programa de Bolsas da Fundação “la Caixa”

A Fundação “la Caixa”, com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, na sequência da integração do Banco BPI no Grupo CaixaBank. A Fundação “la Caixa” dedica cerca de 60% do seu orçamento - que em 2019 é de 545 milhões de euros - à área Social, 20% à Ciência e Educação e 20% à Cultura e à Divulgação da Ciência.

A Fundação “la Caixa” tem vindo a apoiar um conjunto muito relevante de iniciativas em Portugal na área social, mas também na investigação na área da saúde, educação e cultura. Com um orçamento de mais de 20 milhões de euros em 2019, este valor será incrementado já em 2020 para cerca de 30 milhões de euros e, até 2022, o orçamento para Portugal rondará os 50 milhões de euros.

No quadro da sua intervenção em Portugal, a Fundação “la Caixa” lançou em 2018 o Programa de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, atribuindo anualmente, no seu conjunto, 110 bolsas para estudos a realizar em Portugal e Espanha ao  longo de três anos.

O valor médio por bolsa é de, respectivamente, €120.000 e € 300.000, sendo atribuídas bolsas na modalidade Retaining - para reter os melhores investigadores nas Universidades e Centros de Investigação -, e Incoming, para atrair os melhores  investigadores. Já este ano a Fundação “la Caixa” estendeu a Portugal a convocatória para atribuição de 120 Bolsas de Pós-Graduação para estudar pelo período máximo de dois anos nas melhores Universidades da Europa, América do Norte e Asia-Pacífico, sendo o valor por Bolsa de cerca de €85.000.

No seu conjunto, o orçamento a alocar pela Fundação “la Caixa” ao Programa de Bolsas ascenderá, em 2020, a 32 milhões de Euros.

Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa