re-imaginar o mediterrâneo: portugal e montenegro

Inaugura no dia 5 de abril, às 18h, na Galeria das Belas-Artes, a exposição “re-imaginar o mediterrâneo: Portugal e Montenegro".

re-imaginar o mediterrâneo: portugal e montenegro

A exposição estará patente até 20 de abril.

O Mediterrâneo é, para além de um Mar, uma construção. Pedra a pedra esta edificação perde-se na memória do tempo e da carne dos seus escultores. Homens e mulheres que viveram neste espaço com “fronteiras que não se inscrevem no espaço nem no tempo. Não vemos como determiná-las, nem em função de quê. Não são históricas, nem étnicas, nem nacionais, nem estatais: círculo de giz que se traça e se apaga constantemente, que ondas e ventos, obras e inspirações alargam ou restringem.”*

Este pedaço de mundo enrugado pela força terciária cavou uma profunda fossa ao elevar-se nas extremidades. O Mar é, por isso, muito fundo e encerra segredos antigos e atuais, corpos antigos e jovens. Corpos de viajantes aventureiros, de guerreiros, de comerciantes e de aflitos esperançados.

Esta exposição resulta da cooperação entre a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a Fakultet Likovnih Umjetnosti Univerziteta Crne Gore (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Montenegro) através de um programa apoiado pelo Erasmus+. Para além do importante modelo de mobilidades, esta cooperação apoiou-se num projeto mais amplo que visa restabelecer diálogos no espaço Mediterrâneo através da arte contemporânea. O espaço do Outro perscrutado através de um processo dialógico que visa atualizar sons e olhares perdidos.

Galeria de Belas-Artes