Robótica submarina: Como pode a tecnologia ajudar a explorar e a cuidar do Mar?

Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a um interesse crescente pelo uso de veículos robóticos para o estudo e preservação dos oceanos.

Robótica submarina: Como pode a tecnologia ajudar a explorar e a cuidar do Mar?

A utilização destes veículos tem vindo a permitir libertar os operadores humanos de tarefas fastidiosas, alcançar zonas profundas até agora inacessíveis, e desenvolver sistemas sofisticados para aquisição e transmissão de dados marinhos essenciais a uma melhor compreensão do ambiente marinho.

Nesta palestra será transmitido de modo muito breve uma visão global dos avanços mais recentes no domínio da robótica marinha a nível nacional, europeu e internacional, e citados alguns projetos que ilustram a simbiose necessária entre a ciência e a tecnologia.

A apresentação apoia-se fortemente em vídeos obtidos durante operações com veículos robóticos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa no mar.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência