Passar para o conteúdo principal

Schostakovich e a Morte de Estaline | Orquestra Metropolitana de Lisboa

No dia 7 de abril, pelas 17h, a Orquestra Metropolitana de Lisboa atua na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Schostakovich e a Morte de Estaline | Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Sinfonia N.º 10 foi a primeira obra orquestral de grande fôlego composta por Schostakovich depois de 1948, quando a sua música foi praticamente banida a mando das autoridades soviéticas. Só em 1953, imediatamente após a morte de Estaline, voltou a aventurar-se no formato Sinfonia.

Esta circunstância temporal tem suscitado leituras muito controversas, que se estendem desde a homenagem póstuma até uma crítica mordaz em torno das atrocidades do regime. Muitos crêem que a partitura retrata uma liderança opressora, sendo o segundo andamento uma ilustração da figura do ditador. Certo é que uma projeção pessoal atravessou o processo criativo desta obra, demonstrada pelo uso insistente do célebre motivo de 4 notas que deriva no monograma do nome do músico – DSCH.

Noutro universo, o pianista António Rosado revisita o Concerto N.º 4 de Rachmaninov. Apesar de também ser russo, este compositor tinha 44 anos de idade à data da Revolução, optando então pelo exílio. Enganadoramente conotado com o sentimentalismo hollywoodesco, é curioso notar que a maior parte das suas obras foram compostas antes de abandonar a Rússia. Tal não acontece com este concerto, estreado nos E.U.A., já na década de 1920.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa
Categorias:
Partilhar

Mais Destaques, Música