Τέρας (Téras)

A inauguração da exposição de Daphne Klagkou terá lugar no dia 10 de setembro, às 17h00, na Cisterna da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. A exposição ficará patente até 28 de setembro.

Exposição Teras

Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado publicamente.

Na exposição Teras, a artista Daphne Klagkou apresenta-nos o seu mundo de obras híbridas e realidades monstruosas, criadas por meios tradicionais e contemporâneos. Peças de cerâmica e vidro ganham vida com a ajuda de materiais modernos, escondendo mensagens e interpretações enquanto procuram o seu lugar no mundo de hoje. Os símbolos e a mitologia da Grécia Antiga exerceram uma influência significativa sobre a civilização ocidental. Estes, não só foram preservados, como também evoluíram para adquirir novos significados.

Como artista grega, Daphne testemunhou em primeira mão as dinâmicas complexas da sociedade grega atual com estes símbolos, as suas questões de identidade e as suas relações com o resto do Ocidente. As conexões e forças intrincadas que moldaram a nossa compreensão atual resultaram numa transição de símbolos e na criação de novas imagens com diferentes propósitos.

O termo “τέρας” (monstro) está entrelaçado com numerosos símbolos e mitos que datam de tempos antigos, transformando-se em folclore que persiste nos contextos contemporâneos. As suas associações podem fornecer insights sobre as questões sociais, políticas e humanas da atualidade. Foram criados monstros desde o início da civilização e a busca por entender sua essência tem sido uma constante busca intelectual ao longo da história. Hoje, vemo-nos levados a questionar novamente o que define um monstro e a refletir sobre as nossas próprias formas de pensar

até
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa