Concursos

Concurso de Texto Dramático do GTFUL – Associação Grupo de Teatro de Funcionários da Universidade

Encontra-se aberto o período de submissão de textos dramáticos para o concurso do GTFUL, até ao dia 31 de dezembro de 2023. A obra vencedora será representada pelo Grupo.

A Associação Grupo de Teatro de Funcionários da Universidade de Lisboa (GTFUL) abriu o Concurso de Texto Dramático, ao qual podem ser submetidas obras de Teatro, originais, escritas em língua portuguesa. Esta é a primeira edição do Concurso de Texto Dramático do GTFUL, que fará a divulgação, publicação e encenação da obra vencedora. Além da exposição, o trabalho vencedor receberá um valor monetário de 500,00 € (quinhentos euros).

Este concurso, que comemora o 10º aniversário do Grupo e se insere nas comemorações dos 10 anos da Universidade de Lisboa, oferece a oportunidade única de expressar a criatividade e contribuir para a riqueza cultural da instituição. A possibilidade de ter uma obra encenada pelo GTFUL representa não apenas uma forma de explorar o talento artístico, mas também uma oportunidade de promover a criatividade e a expressão artística dentro do contexto académico, contribuindo para um ambiente universitário culturalmente vibrante e estimulante.

As candidaturas apresentadas serão avaliadas por um Júri nomeado pela Direção do GTFUL e a obra selecionada será levada a cena, em data a definir pela Direção do GTFUL. Podem concorrer autores de qualquer nacionalidade, desde que os trabalhos sejam redigidos em língua portuguesa. Terão de ser obras inéditas, podendo tratar-se de textos individuais ou em coautoria. Os originais a concurso podem ser de qualquer género teatral e de tema livre, mas adequados ao GTFUL no que respeita ao número de intervenientes (até 9 intérpretes), à duração de aproximadamente 60 minutos e tendo em conta a viabilidade de produção do espetáculo. As decisões sobre a produção, a escolha do local de representação da peça e da equipa artística e criativa serão, depois, da responsabilidade da Direção do GTFUL.

O Concurso de Texto Dramático do GTFUL encontra-se aberto entre os dias 13 de novembro de 2023 e 31 de dezembro de 2023 e não serão admitidos a concurso os originais cuja data do carimbo dos correios tenha ultrapassado a data limite.

O título da peça premiada e o nome do seu autor serão revelados até ao dia 15 janeiro de 2024 e a obra vencedora será publicitada na página de Facebook do GTFUL.

Leia aqui o Regulamento.