ULisboa lança Nova Formação Online em Competências Digitais em conjunto com IPL

A Universidade de Lisboa, conjuntamente com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar, a partir de 2025, uma nova formação online em competências digitais.

PRODIGI ULisboa

O novo curso PRODIGI: Rumo ao Futuro - Programa de Formação em PROgramação, Informação e Cidadania DIGItal é destinado sobretudo a jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a profissionais com a mesma formação, interessados em lecionar no ensino básico e secundário na área das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação.

O curso será gratuito e os participantes poderão candidatar-se a apoios à formação.

Esta nova formação é financiada pelo programa "Reforço das Competências Digitais", Impulso Mais Digital, no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, e contará com docentes do Instituto Superior Técnico (IST), Faculdade de Ciências (FC) e Instituto de Educação (IE), da ULisboa, e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), do IPL.

Com um caráter flexível, o programa inclui 22 módulos, em áreas como Pensamento Computacional, Inteligência Artificial, Sistemas e Segurança, Engenharia de Software, Experiência do Utilizador, Ética e Didática da Informática, terminando com um projeto integrador. A certificação fará referência aos ECTS obtidos.

O curso será oferecido de forma online, com base em MOOCs (Massive Open Online Courses), permitindo uma organização flexível do tempo de aprendizagem. Embora seja possível realizar a formação inteiramente à distância, os estudantes terão a opção de participar em aulas práticas presenciais. Poderão ainda escolher entre módulos individuais, de acordo com os seus interesses e formação prévia, ou percorrer o programa extensivamente, assegurando uma formação robusta em competências digitais.

O programa também inclui formação de docentes na área das TIC, com módulos de didática da informática, para adequar às necessidades dos alunos do ensino básico e secundário.

A abertura de candidaturas ocorrerá no último trimestre de 2024. Mais informações serão divulgadas em breve.