Física Médica
O Mestrado em Física Médica (MFM) visa responder à necessidade de formação académica específica requerida aos profissionais qualificados na área da Física Médica no âmbito da Directiva 2013/59/EURATOM, transposta pelo Decreto-Lei n.º 108/2018 e Portaria n.º 254/2021. O MFM dotará os alunos de uma visão abrangente e integrada dos tópicos científicos, técnicos, tecnológicos, socioeconómicos, legais e éticos associados à Física Médica, respondendo aos requisitos legais e a recomendações internacionais. O plano curricular do MFM (i) baseia-se em recomendações atualizadas da Comissão Europeia, da “European Federation of Organisations For Medical Physics”; (ii) inclui Regulamentos, normas e padrões de segurança da Agência Internacional de Energia Atómica e da Organização Mundial da Saúde; (iii) toma em consideração cursos similares já existentes em Universidades de referência, e (iv) cumpre o disposto no Regulamento do Reconhecimento do Especialista em Física Médica (em anexo à Portaria n.º 254/2021).
O MFM cumpre os requisitos da formação académica necessária para obter o reconhecimento como Especialista em Física Médica. Os candidatos devem consultar Portaria n.º 254/2021, de 16 de novembro para a lista completa de requisitos para este reconhecimento.
Acesso e ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos titulares de licenciaturas ou equivalente legal, pre-Bolonha ou pós-Bolonha, em Física ou outras licenciaturas com forte componente em Física e Matemática.
Novo ciclo de Estudos.Os conteúdos deste novo ciclo de estudos irão ser disponibilizados em breve.