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karolina grabowska

Escola de Pós-Graduação

A complementaridade de saberes e a otimização das redes existentes ao nível das diferentes Escolas da Universidade de Lisboa são argumentos decisivos para a criação de uma nova estrutura universitária: uma “Escola de Pós-Graduação”, como espaço transversal de formação, desenhada para promover novas sinergias pouco exploradas até agora. Esta visão para a Pós-Graduação está vai ao encontro do objetivo da transdisciplinaridade preconizado como um dos grandes objetivos da ULisboa e um vetor essencial do processo de fusão iniciado em 2013.

A Universidade de Lisboa é uma Instituição com uma comunidade com mais de 58.000 pessoas, das quais mais de 50.000 são estudantes. Oferece mais de 400 cursos, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A ULisboa recebe anualmente cerca de 8.000 alunos do 1.º e 2.º ciclo e acolhe mais de 10.000 alunos estrangeiros.

Escolas que compõem a Universidade de Lisboa:

  • Faculdade de Arquitetura (FA)
  • Faculdade de Belas Artes (FBA)
  • Faculdade de Ciências (FC)
  • Faculdade de Direito (FD)
  • Faculdade de Farmácia (FF)
  • Faculdade de Letras (FL)
  • Faculdade de Medicina (FM)
  • Faculdade de Medicina Dentária (FMD)
  • Faculdade de Medicina Veterinária (FMV)
  • Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
  • Faculdade de Psicologia (FP)
  • Instituto de Ciências Sociais (ICS)
  • Instituto de Educação (IE)
  • Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT)
  • Instituto Superior de Agronomia (ISA)
  • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)
  • Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)
  • Instituto Superior Técnico (Técnico - IST)

ESTRUTURA

A Escola de Pós-Graduação implica a reorganização de toda a oferta de formação pós-graduada não licenciada da Universidade de Lisboa, bem como da sua estrutura de gestão.

Existe a necessidade de um salto qualitativo na política e gestão de uma oferta formativa com forte impacto social e económico e reconhecidamente valorização das competências individuais.

Com efeito, a oferta formativa existente tem uma tradição assente na competência disciplinar, suportada nas competências técnicas, culturais e científicas disponíveis em cada uma das Escolas. Este tipo de formação reflete uma orientação centrada em cursos, departamentos e escolas, com conhecimentos próprios dos mercados de formação e das necessidades setoriais. No entanto, a criação de uma oferta formativa interdisciplinar, em grande medida impulsionada pelo processo de fusão que deu origem à Universidade de Lisboa em 2013, é uma nova realidade que exige um enquadramento diferente para esta importante atividade formativa: ao nível dos recursos humanos, equipamentos e de espaços. A partir de uma conceção alveolar de formação, assente em saberes disciplinares, pretende-se evoluir para um novo modelo, característico da inter e transdisciplinaridade e do cruzamento de saberes e competências.

A Escola de Pós-Graduação da ULisboa irá ministrar formação em 9 áreas:

  1. Agricultura, Ciências Veterinárias
  2. Recursos naturais, Ambiente, Energia
  3. Humanidades, Artes, Cultura
  4. Ciências Sociais, Ciências de negócios, Direito
  5. Educação, Formação
  6. Saúde, Ciências do Desporto
  7. Ciência de dados, Tecnologia da Informação, Transição digital
  8. Engenharia, Tecnologias, Industrialização
  9. Território, Urbanismo, Arquitetura


OFERTA FORMATIVA - LISTA DE CURSOS 

 

OBJETIVOS

A estratégia institucional adotada segue uma arquitetura de 6 eixos principais:

  1. Proporcionar competências essenciais e específicas para a prática profissional.
  2. Fomentar a internacionalização através da participação de alunos e professores, a partir do networking internacional da universidade.
  3. Aumentar a participação e a formação de profissionais de diferentes áreas: órgãos governamentais, administração local e regional, indústrias, instituições públicas e privadas e sociedade civil.
  4. Facilitar a transferência de conhecimentos, nomeadamente na atualização técnica e tecnológica, em programas de formação compatíveis com a prática profissional, com impacto positivo na empregabilidade. Um foco especial de atenção para áreas onde há necessidades claras de fortalecimento e atualização de habilidades.
  5. Antecipar as necessidades formativas emergentes, com base em cenários prospetivos de formação específica nas diversas áreas de atividade social e económica, em articulação com a formação ministrada ao nível da formação escolar regular.
  6. Promover a oferta interdisciplinar e transdisciplinar de cursos de pós-graduação, otimizando os recursos e competências disponíveis nas 18 Escolas Universitárias. 

O envolvimento de parceiros institucionais relevantes no sector irá potenciar a projeção da Universidade e a sua oferta formativa a nível internacional, tirando partido de um networking internacional ativo, com ensino em Inglês e divulgação de trabalhos em redes académicas mundiais e em consórcios em várias áreas temáticas.

A atração de estudantes internacionais e o desenvolvimento de redes de conhecimentos especializados, orientados para a formação pós-graduada, através da colaboração com entidades e especialistas de renome, detentores de conhecimentos especializados em matéria de formação é um dos principais objetivos da oferta de formação pós-graduada.

A existência de recursos de treinamento online, amplamente aprimorados na atual crise pandêmica, também é um elemento facilitador do processo de internacionalização.