Escola de Pós-Graduação
A complementaridade de saberes e a otimização das redes existentes ao nível das diferentes Escolas da Universidade de Lisboa são argumentos decisivos para a criação de uma nova estrutura universitária: uma “Escola de Pós-Graduação”, como espaço transversal de formação, desenhada para promover novas sinergias pouco exploradas até agora. Esta visão para a Pós-Graduação está vai ao encontro do objetivo da transdisciplinaridade preconizado como um dos grandes objetivos da ULisboa e um vetor essencial do processo de fusão iniciado em 2013.
A Universidade de Lisboa é uma Instituição com uma comunidade com mais de 58.000 pessoas, das quais mais de 50.000 são estudantes. Oferece mais de 400 cursos, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A ULisboa recebe anualmente cerca de 8.000 alunos do 1.º e 2.º ciclo e acolhe mais de 10.000 alunos estrangeiros.
Escolas que compõem a Universidade de Lisboa:
- Faculdade de Arquitetura (FA)
- Faculdade de Belas Artes (FBA)
- Faculdade de Ciências (FC)
- Faculdade de Direito (FD)
- Faculdade de Farmácia (FF)
- Faculdade de Letras (FL)
- Faculdade de Medicina (FM)
- Faculdade de Medicina Dentária (FMD)
- Faculdade de Medicina Veterinária (FMV)
- Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
- Faculdade de Psicologia (FP)
- Instituto de Ciências Sociais (ICS)
- Instituto de Educação (IE)
- Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT)
- Instituto Superior de Agronomia (ISA)
- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)
- Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)
- Instituto Superior Técnico (Técnico - IST)
ESTRUTURA
A Escola de Pós-Graduação implica a reorganização de toda a oferta de formação pós-graduada não licenciada da Universidade de Lisboa, bem como da sua estrutura de gestão.
Existe a necessidade de um salto qualitativo na política e gestão de uma oferta formativa com forte impacto social e económico e reconhecidamente valorização das competências individuais.
Com efeito, a oferta formativa existente tem uma tradição assente na competência disciplinar, suportada nas competências técnicas, culturais e científicas disponíveis em cada uma das Escolas. Este tipo de formação reflete uma orientação centrada em cursos, departamentos e escolas, com conhecimentos próprios dos mercados de formação e das necessidades setoriais. No entanto, a criação de uma oferta formativa interdisciplinar, em grande medida impulsionada pelo processo de fusão que deu origem à Universidade de Lisboa em 2013, é uma nova realidade que exige um enquadramento diferente para esta importante atividade formativa: ao nível dos recursos humanos, equipamentos e de espaços. A partir de uma conceção alveolar de formação, assente em saberes disciplinares, pretende-se evoluir para um novo modelo, característico da inter e transdisciplinaridade e do cruzamento de saberes e competências.
A Escola de Pós-Graduação da ULisboa irá ministrar formação em 9 áreas:
- Agricultura, Ciências Veterinárias
- Recursos naturais, Ambiente, Energia
- Humanidades, Artes, Cultura
- Ciências Sociais, Ciências de negócios, Direito
- Educação, Formação
- Saúde, Ciências do Desporto
- Ciência de dados, Tecnologia da Informação, Transição digital
- Engenharia, Tecnologias, Industrialização
- Território, Urbanismo, Arquitetura
OFERTA FORMATIVA - LISTA DE CURSOS
OBJETIVOS
A estratégia institucional adotada segue uma arquitetura de 6 eixos principais:
- Proporcionar competências essenciais e específicas para a prática profissional.
- Fomentar a internacionalização através da participação de alunos e professores, a partir do networking internacional da universidade.
- Aumentar a participação e a formação de profissionais de diferentes áreas: órgãos governamentais, administração local e regional, indústrias, instituições públicas e privadas e sociedade civil.
- Facilitar a transferência de conhecimentos, nomeadamente na atualização técnica e tecnológica, em programas de formação compatíveis com a prática profissional, com impacto positivo na empregabilidade. Um foco especial de atenção para áreas onde há necessidades claras de fortalecimento e atualização de habilidades.
- Antecipar as necessidades formativas emergentes, com base em cenários prospetivos de formação específica nas diversas áreas de atividade social e económica, em articulação com a formação ministrada ao nível da formação escolar regular.
- Promover a oferta interdisciplinar e transdisciplinar de cursos de pós-graduação, otimizando os recursos e competências disponíveis nas 18 Escolas Universitárias.
O envolvimento de parceiros institucionais relevantes no sector irá potenciar a projeção da Universidade e a sua oferta formativa a nível internacional, tirando partido de um networking internacional ativo, com ensino em Inglês e divulgação de trabalhos em redes académicas mundiais e em consórcios em várias áreas temáticas.
A atração de estudantes internacionais e o desenvolvimento de redes de conhecimentos especializados, orientados para a formação pós-graduada, através da colaboração com entidades e especialistas de renome, detentores de conhecimentos especializados em matéria de formação é um dos principais objetivos da oferta de formação pós-graduada.
A existência de recursos de treinamento online, amplamente aprimorados na atual crise pandêmica, também é um elemento facilitador do processo de internacionalização.