Bolsas

Candidaturas Abertas | Bolsa Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados

Estão abertas as candidaturas para bolsas para lecionar e/ou realizar trabalhos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA - ano letivo 2019/2020.

Áreas de estudo: Todas as áreas.

Requisitos:

• Doutoramento já concluído no momento do concurso à bolsa.
  • Bons conhecimentos de Inglês.
  • Prova de concordância com o projeto por parte da instituição norte-americana.

Processo de Seleção:

• Apreciação curricular e do projeto.
  • Entrevista

Duração: De 3 a 9 meses. A bolsa não poderá ter início antes de agosto de 2019.

Benefícios:

• Financiamento até $10,500 (dez mil e quinhentos dólares), dependendo da duração da estadia.
  • Acompanhamento do bolseiro durante a estadia nos EUA, por parte da Comissão Fulbright e do Institute of International Education.
  • Emissão dos documentos necessários ao visto J-1.
  • Isenção do pagamento do visto.
  • Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa.
  • Orientação antes da partida para os EUA.
  • Oportunidades de participação em seminários e outras atividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do bolseiro nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos.
  • Integração na rede mundial de bolseiros Fulbright.

Condições de elegebilidade:

Só são considerados elegíveis os candidatos que:

• Possuam nacionalidade portuguesa.
  • Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso.
  • Não possuam dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana.
  • Não possuam autorização de residência (green card) nos EUA.
  • Não possuam visto que lhes permita residir nos EUA, entre a altura do concurso à bolsa e o início do período de estadia nos EUA.

Candidaturas: O concurso decorre entre 3 e 31 de Outubro de 2018.

As candidaturas são submetidas online

Além do formulário de candidatura preenchido em inglês e submetido online até às 23h59 (hora de Lisboa) do último dia do prazo, uma candidatura completa é constituída pelos seguintes elementos:

a) Três cartas de recomendação (Letters of Reference).

b) Cópia dos certificados ou diplomas comprovativos de cada grau académico obtido.

c) Carta de aceitação da instituição norte-americana. O candidato deverá entrar em contacto com a instituição onde pretende realizar o seu projecto e obter uma carta de aceitação, que especifique as datas de início e de fim de estadia e eventuais custos e benefícios envolvidos.

d) Cópia do Regulamento da bolsa assinado e rubricado pelo candidato.

e) Os candidatos poderão ainda submeter cópias de trabalhos, artigos, livros, prémios, portfolios ou outros documentos que considerem relevantes.