Investigação e Desenvolvimento

Centro de Reabilitação Cardiovascular recebe acreditação europeia

É o primeiro centro português de Reabilitação Cardiovascular (RCV) a receber esta acreditação em Prevenção Secundária e Reabilitação Cardíaca.

Centro de Reabilitação Cardiovascular recebe acreditação europeia

“É um momento de reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos no projeto”, afirmou o Diretor do Departamento de Coração e Vasos, o cardiologista Fausto J. Pinto.

“Após o tratamento agudo de uma situação cardíaca, há que recuperar e melhorar o doente, levando-o a modificar o seu estilo de vida, minimizando o risco cardiovascular e reinserindo-o na sua vida pessoal, social e profissional”, explicou Ana Abreu, coordenadora do Centro de RCV.

Fausto J. Pinto, que esteve presente na qualidade de Diretor do Serviço de Cardiologia e do próprio Departamento em que aquele está inserido, e ainda como Diretor da FMUL, afirmou ser a acreditação “o corolário do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos”, e reconheceu estar muito orgulhoso pela forma como o projeto tem evoluído.

Daniel Ferro, Presidente do Conselho de Administração do CHULN, fez questão em estar presente na cerimónia de descerramento da placa e na sessão que se lhe seguiu. Felicitou os profissionais que o ouviam pela distinção atribuída, mas logo acrescentou que “o reconhecimento do Centro por uma entidade europeia dá-vos uma responsabilidade acrescida”. Acrescentou ainda que, “nós temos como objetivo melhorar a qualidade dos cuidados prestados, mas, frequentemente, temos dificuldade em evidenciar o que melhoramos e como. Neste caso, o patamar que atingiram é reconhecido por uma entidade europeia”.

Este é um projeto que engloba o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e o Centro de Reabilitação Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CRECUL).