Prémios

Estudantes do Instituto Superior Técnico no Top-3 do EDP University Challenge 2020

A equipa orientada pelo professor Rui Henriques foi uma das finalistas do concurso com o projeto “Vehicle Smart Grid based on a Multi-Agent System”.

Como bons estudantes do Instituto Superior Técnico que são Daniel Marques de Castro, Miguel Trinca e João Aparício da Costa não foram capazes de resistir ao desafio que lhes foi lançado pela EDP no decorrer da cadeira de Agentes Autónomos: participarem na edição de 2020 do EDP University Challenge. “O desafio entusiasmou-nos. Partimos para um brainstorm e implementámos simulações no contexto da uc [unidade curricular] para avaliar a viabilidade da nossa proposta. Nesse momento, decidimos avançar com um projeto em Vehicle Smart Grids”, recorda Miguel Trinca. O caminho até à vitória seria laborioso, mas recompensador, acabando a equipa por ser escolhida como uma das 3 vencedoras do final nacional do concurso.

A equipa orientada pelo professor Rui Henriques, docente do Técnico e investigador do INESC-ID, conquistou um cheque de 1200 euros, com o orientador do projeto a ser também distinguido com 400 euros.

Na origem desta distinção está a inovação presente no projeto “Vehicle Smart Grid based on a Multi-Agent System”. A proposta apresentada pelo grupo de estudantes “pretende mostrar que é possível gerir o custo associado às estações de carregamento de carros elétricos, otimizando o número de estações de carregamento em tempo-real e o tempo de espera para carregar um carro numa estação”, tal como explica João Aparício da Costa. “Com este produto será possível gerir o consumo energético através de um sistema energeticamente eficiente e sustentável”, adiciona ainda o aluno. Com o avançar do projeto, a equipa desenvolveu mesmo o conceito da aplicação que permite, através de um sistema de recomendação, fazer esta gestão de forma automática.

O mote da edição deste ano do EDP University Challenge  foi a sustentabilidade.