Investigação e Desenvolvimento

Ex-aluno da Faculdade de Ciências é o primeiro cientista português a vencer Prémio Franzosini

Ricardo Simões , antigo aluno da Ciências ULisboa e investigador pós-doutorado do grupo Molecular and Engineering Thermodynamics (MET) do Centro de Química Estrutural (CQE) da ULisboa, é um dos vencedores do Prémio Franzosini 2020, e o primeiro cientista português a receber este galardão internacional.

Ricardo Simões completou o doutoramento em Química, com especialização em Química-Física, em 2013, na Ciências ULisboa, orientado pelo professor Manuel Minas da Piedade. Foi durante este curso que desenvolveu interesse pela área da cristalização e do polimorfismo, domínio no qual tem desenvolvido vários estudos.

O cientista integra o MET CQE ULisboa, polo da Faculdade desde 2017, e os seus interesses científicos focam-se no estudo da relação entre estrutura molecular e propriedades, no contexto da engenharia de cristais, com foco no fenómeno de polimorfismo em compostos orgânicos. Ao longo da sua carreira já publicou 13 artigos em revistas científicas internacionais, 14 comunicações em posters e seis comunicações orais.

O jovem investigador explica que ganhar este prémio deverá permitir-lhe um papel mais ativo nas discussões internacionais sobre solubilidade e a oportunidade de participar nas futuras atividades do subcomité da IUPAC, com a submissão de mais projetos nesta área.

Quanto ao que simboliza para si o prémio, comenta: “é sempre bom ter este tipo de reconhecimento, significa que o trabalho é bom e que está a ir numa direção vantajosa.”

Leia a notícia na íntegra.