Investigação e Desenvolvimento

Investigador da FLUL demonstra que capacidades mentais podem melhorar com o envelhecimento

O estudo Evidence that ageing yields improvements as well as declines across attention and executive functions contraria a ideia de que o avançar da idade conduz a um declínio evidente das capacidades mentais humanas, oferecendo uma visão bem mais positiva: “os resultados que obtivemos são muito interessantes porque têm consequências acerca de como devemos ver o envelhecimento”, diz o investigador principal do estudo João Veríssimo, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

No estudo foram analisadas as redes cerebrais envolvidas nas funções de alerta, orientação e inibição executiva. Como cada um destes componentes tem características diferentes, envolvendo áreas do cérebro, neurotransmissores e genes distintos, os investigadores colocaram a hipótese de estas três redes poderem, igualmente, apresentar diferentes padrões de envelhecimento.

O investigador João Veríssimo explica que “usamos os três processos constantemente. Por exemplo, se estivermos a conduzir um carro, a capacidade de alerta consiste na nossa maior preparação quando nos aproximamos de um cruzamento. A orientação ocorre quando desviamos a nossa atenção para um movimento inesperado, por exemplo, de um pedestre. E a função executiva permite inibir distrações, como pássaros ou placards, para que nos possamos focar continuamente na condução”.

João Veríssimo conclui que “é altura de desenvolvermos uma visão mais optimista sobre o envelhecimento e sobre o cérebro, segundo a qual o declínio e a perda de competências mentais não serão inevitáveis e gerais, mas algo que pode ser contrariado pela acumulação de conhecimento e pelo exercício a que sujeitamos o nosso cérebro”.

Leia a notícia na íntegra.