Investigação e Desenvolvimento

Investigadores do CERIS participam em projeto europeu para tornar os aeroportos mais sustentáveis

O Instituto Superior do Técnico é um dos parceiros do projeto TULIPS selecionado no âmbito do concurso de apoio ao “European Green Deal".

O projeto “TULIPS – Demonstrating Lower Polluting Solutions for Sustainable Airports across Europe” nasce com o propósito de desenvolver, demonstrar e implementar soluções de redução da pegada carbónica nos aeroportos. O projeto, que conta com uma equipa de investigadores do Técnico, foi um dos selecionados pela Comissão Europeia no âmbito concurso de apoio ao European Green Deal, inserido no programa Horizonte 2020, e direcionado para projetos com maior potencial para transformar a Europa num continente mais verde. O consórcio do TULIPS reúne 29 parceiros, é liderado pelo Aeroporto de Schiphol, mas envolve também os aeroportos de Oslo, Turim e Larnaca.

A professora Rosário Macário, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) e investigadora do CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, coordenará a equipa do Técnico e também da Universidade de Antuérpia.

A docente do Técnico destaca que o impacto do projeto “é enorme, razão porque o financiamento total da Comissão Europeia vai a cerca de 24 milhões”. “Espera-se que o projeto desenvolva e teste soluções que, após avaliação- que está a nosso cargo – serão transferíveis para os outros aeroportos Europeus e, provavelmente, por via da disseminação irão também influenciar outros aeroportos não Europeus”, vinca.

Leia a notícia na íntegra.