Investigação e Desenvolvimento

Investigadores do Técnico participam em projeto europeu para desenvolver detergentes, têxteis e cosméticos mais sustentáveis

O projeto FuturEnzyme pretende substituir ou reduzir a utilização de agentes químicos por enzimas microbianas que possam ser incorporadas no fabrico destes produtos.

Longe de serem sustentáveis, os detergentes e cosméticos – assim como muitos tecidos – são responsáveis por um forte impacto ambiental, devido aos produtos químicos que contêm e à grande quantidade de água que necessitam para o seu fabrico. Uma das formas mais promissoras de aliviar este problema passa pela substituição dos agentes químicos – utilizados nos processos industriais para gerar estes produtos – por enzimas, conseguindo tornar as suas fórmulas mais sustentáveis. De acordo com estimativas recentes, a utilização de enzimas em detergentes líquidos, bem como no processamento de têxteis e cosméticos, poderia reduzir as emissões de CO2 em 42 milhões de toneladas por ano. O projeto FuturEnzyme  pretende contribuir para tal, através do desenvolvimento de novas enzimas microbianas que possam também satisfazer as exigências tanto dos consumidores, como da indústria.

Segundo a docente do Técnico, “o objetivo não é a produção de novos tipos de produtos, mas o melhoramento daqueles que já estão no mercado e que são amplamente aceites pelos consumidores. De acordo com os parceiros industriais, são necessárias novas enzimas que suportem formulações em produtos mais exigentes ambientalmente e que possam ser adicionadas como ingredientes ativos em produtos a serem utilizados em todo o mundo”.

Além da professora Carla de Carvalho, integram a equipa do Técnico os professores Joaquim Sampaio Cabral e Pedro Fernandes, e os alunos de doutoramento Carlos Rodrigues e Ricardo Pereira.

Leia a notícia na íntegra.