Prémios

Investigadores do Técnico premiados em conferência internacional

O artigo “Fitting the Room: Social Motivations for Context-Aware Agents” da autoria de Diogo Rato, Marta Couto e Rui Prada, investigadores do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas (GAIPS) do INESC-ID , foi distinguido com o “Best Paper Award” na 9.ª International Conference on Human-Agent Interaction ( HAI 2021 ).

Investigadores do Técnico premiados em conferência internacional

O trabalho distinguido apresenta um estudo sobre as condições necessárias para as pessoas atribuírem motivação social a um agente inteligente virtual. “Nós mostrámos que mesmo em condições minimalistas, nas quais os agentes não apresentam características humanas visuais, ou seja, não se assemelham nada com pessoas, um observador atribui motivação social se os agentes mudarem o seu comportamento com base no local em que se encontram”, explica o professor Rui Prada, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Técnico. “Isto verifica-se mesmo quando os agentes estão sozinhos no ambiente e os locais são simples, sem objetos nem qualquer informação semântica sobre a sua função”, adiciona.

De acordo com o investigador do GAIPS, “estas observações são semelhantes ao conhecimento que temos das ciências sociais e vem fortalecer o papel que agentes virtuais podem ter na nossa sociedade”. O próximo passo do trabalho passará por mecanismos para os comportamentos socias dos agentes com base em características do contexto.

Fonte: IST