Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Método desenvolvido no Instituto Superior Técnico ganha competição internacional de diagnóstico médico

Método desenvolvido no Técnico ganha competição internacional de diagnóstico médico

Um algoritmo desenvolvido por investigadores do Técnico venceu a terceira edição da ISLES, uma competição internacional cujo principal objetivo é determinar a posição e forma de uma lesão cerebral causada por um acidente cardio-vascular (AVC) três meses depois do evento inicial, tendo apenas como base as imagens tridimensionais de ressonância magnética (MRI) captadas no dia do AVC.

O método com carimbo do Técnico foi escolhido entre os procedimentos totalmente automáticos, onde a identificação das zonas afetadas é efetuada sem intervenção humana.

A conferência MICCAI 2017 (Conference on Medical Image Computing and Computer Assisted Intervention) que se realizou no Quebec foi o momento escolhido para a apresentação deste método desenvolvido pelo engenheiro Miguel Monteiro, investigador do INESC-ID, em colaboração com o professor Arlindo Oliveira, no âmbito do projeto PRECISE. O desenvolvimento de métodos de diagnóstico baseados em aprendizagem profunda tem a capacidade para vir a revolucionar o diagnóstico médico, dado que em algumas áreas se conseguem desempenhos superiores aos de especialistas humanos, a uma fração do custo.

Participam no projeto PRECISE, financiado pela FCT, investigadores do Instituto Superior Técnico, INESC-ID, IMM e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Acelerar o sistema de saúde Português para uma nova era de medicina de precisão, aplicando estratégias de tratamento e prevenção personalizadas a cada paciente, é o grande objetivo deste projeto de investigação.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Estudantes-atletas da ULisboa premiados nos EUG2024
Formação ULisboa em “Preparação de candidaturas a financiamento europeu de investigação” - Edição de 2024
Universidad Politécnica de Madrid atribui título Doutor Honoris Causa a Margarida Tomé