Cultura e Lazer

Novas ferramentas de interação com o visitante

Desde a reabertura do Jardim Botânico Tropical (JBT) no início de 2020, que têm sido desenvolvidos vários projetos para tornar o JBT mais digital, facilitando a visita e a interação com o público.

Novas ferramentas de interação com o visitante

Em junho de 2020 foi lançada a App JBT, aplicação móvel desenvolvida para Android 6.0 ou superior, que proporciona uma experiência totalmente diferente de interação com os diferentes espaços e épocas do Jardim. Na versão atual, a app disponibiliza quatro percursos temáticos que, recorrendo a experiências de realidade aumentada e multimédia, propiciam visitas imersivas, estimulando a curiosidade, a imaginação e a capacidade de interpretação do visitante. Conheça melhor a APP JBT e descarregue-a aqui. A versão da App JBT para sistema IOS está já em fase de teste prevendo-se a sua disponibilização no princípio do Verão.

JBT3D é uma outra aplicação que se encontra em desenvolvimento e que permitirá ao utilizador aprofundar o conhecimento sobre os diversos objetos físicos no jardim: plantas, estátuas, edifícios, lagos. A aplicação tem por base um modelo 3D dinâmico do Jardim Botânico Tropical, podendo ser utilizada durante a visita presencial (smartphone) ou no contexto de uma visita virtual (laptop) em que a visualização dos objetos é fiel à realidade. Um exemplo simples da aplicação pode ser obtido aqui

Os visitantes do JBT podem ainda aceder a informação sobre diversos pontos de interesse através de códigos QR, colocados junto dos espécimes. Para o efeito, bastará utilizar um telemóvel equipado de câmara, que permitirá também aceder a experiências multimédia.

Os projetos de desenvolvimento de novas ferramentas de interação com os visitantes do JBT, têm sido enquadrados em programas de formação avançada da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa com a atribuição de bolsas de estudo institucionais.