Unite!

Novos Horizontes para a Unite!

O 5.º Dialogue da Unite! , "New Horizons", ocorreu entre 8 e 10 de março no KTH Royal Institute em Estocolmo. Foram apresentadas à comunidade da aliança duas futuras universidades parceiras - Graz University of Technology e Wroclaw University of Science and Technology, e este foi o primeiro evento no qual o projeto “Horizon 2020” foi totalmente representado.

Novos Horizontes para a Unite!

Após um período longo de reuniões por teleconferência, o Dialogue em Barcelona trouxe esperança para a ocorrência de futuras reuniões presenciais e a equipa organizadora na KTH desejava realizar um Dialogue presencial em Estocolmo. Infelizmente, as incertezas em relação à situação do COVID levaram à mudança de novo para um evento online. No entanto, a equipa principal da aliança decidiu reunir-se presencialmente na KTH com a participação de dois representantes de cada universidade parceira, incluindo os dos novos futuros parceiros.

No primeiro evento da Unite! que contou com um público mais vasto dos novos parceiros, cerca de 230 participantes, incluindo líderes, académicos, funcionários e estudantes das sete universidades da aliança e dos dois futuros membros, assistiram à sessão plenária aberta em 9 de março. No seu discurso de boas-vindas, Tanja Brühl, presidente da Unite!, deu as boas-vindas aos novos parceiros e expressou grandes esperanças para o futuro desenvolvimento da Unite!:

- “Nós demos o nome “Horizontes Novos” (“New Horizons”) para este Dialogue. Creio que se enquadra perfeitamente neste evento, mas também para onde nos situamos atualmente como uma aliança e o que pretendemos definir para o futuro.”

Na sessão plenária, discutiram-se as várias conquistas obtidas até agora, o novo pedido de subsídios, as ambições para o futuro e a introdução e primeira apresentação das duas futuras universidades parceiras (Graz University of Technology e Wroclaw Tech). A aliança está agora a alargar e a aprofundar as suas operações, com nove parceiros a avançar para uma fase de implantação completa, tirando partido de tudo o que foi desenvolvido durante a fase piloto.

Outra peça-chave no 5o Dialogue foi a realização de uma sessão plenária para o projeto “Horizon 2020” da Unite! com cerca de 100 participantes. Este projeto pretende desenvolver uma estratégia partilhada e integrada de

investigação e inovação (I&I) a longo prazo em sincronia com o projeto Erasmus+ e desenvolver iniciativas-piloto ao longo de diferentes módulos de políticas. Durante a sessão, os coordenadores dos nove pacotes de trabalho apresentaram as suas atividades contínuas para toda a comunidade Unite!.

- “Nesta fase inicial, o Dialogue tem sido essencial para apontar como podemos estabelecer as iniciativas que foram iniciadas durante a fase piloto durante a próxima fase, ao mesmo tempo que continuamos a desenvolver novas atividades que beneficiarão a Unite!, os nossos parceiros e a perspetiva europeia sobre o ensino superior e investigação”, afirma Stefan Östlund, vice-presidente de Relações Globais da KTH e anfitrião da sessão plenária.

Além das sessões abertas, as reuniões para a Plataforma Governante e Fórum Académico da Unite! também foram realizadas com a participação de todos os futuros nove parceiros, pela primeira vez. A sessão de encerramento do Dialogue foi a Assembleia-Geral do “Horizon 2020”, que contou com a participação dos futuros parceiros e dos stakeholders externos.

• Na reunião para a Plataforma de Governante da Unite!, os Reitores e Presidentes debateram a questão do financiamento adicional da Unite! para além do orçamento previsto pelo novo projeto Erasmus+, e concordaram em assinar oficialmente a Declaração de Missão 2030 da Unite!. Discutiu-se ainda o Diploma Europeu, a guerra na Ucrânia e como oferecer aos refugiados um possível novo lar académico.
  • O Fórum Académico aprovou a Declaração de Missão 2030 através do seu primeiro procedimento oficial de votação. A declaração de missão foi aprovada por unanimidade. Foram igualmente abordados a proposta Erasmus+, o financiamento inicial e a participação dos estudantes.
  • A Assembleia-Geral do projeto “Horizon 2020” aprovou a estrutura inicial da agenda comum de I&I, que será finalizada até junho de 2022. Esta consistirá na sua estratégia comum e nas ações-piloto que serão desenvolvidas durante o projeto, contribuindo para estabelecer as bases para políticas comuns para impulsionar a dimensão de I&I na Unite!.

Durante o Dialogue – embora não faça parte do seu programa oficial – a nova proposta de bolsas Erasmus+ está perto de chegar a uma versão final pela Equipa de Redação de Bolsas (ou Grant Writing Team). A proposta abrange um período de 4+2 anos com início em novembro de 2022. O prazo para submissão é 22 de março e os resultados da seleção são esperados durante o verão de 2022.

– “As discussões que tiveram lugar no 5o Dialogue serão fundamentais para o futuro da aliança e, à luz do recente cenário internacional, os valores de respeito, tolerância, unidade e progresso que a Unite! encarna serão ainda de maior relevância nos próximos anos”, sublinha Mirko Varano, Oficial Principal de Ligação da Unite! na KTH.

Como o Dialogue foi organizado online, a equipa de funcionários da Unite! terá a oportunidade de se encontrar presencialmente num evento da Comunidade em Estocolmo, em junho, no qual serão realizadas diversas reuniões entre as Task Forces e os representantes dos Pacotes de Trabalho, ao longo de três dias.

O próximo Unite! Dialogue será organizado pelo Politecnico di Torino em setembro de 2022 e será o último Dialogue da fase piloto.