Prémios

Ordem dos Engenheiros premeia antiga aluna do Instituto Superior Técnico

Ana Estêvão conquistou a 1.ª menção honrosa do “Prémio Ordem dos Engenheiros”, com a sua dissertação de mestrado.

Ordem dos Engenheiros premeia antiga aluna do Instituto Superior Técnico

A antiga aluna do Técnico assume a satisfação e honra com que recebe esta “distinção atribuída pela Ordem dos Engenheiros, a associação representativa dos engenheiros portugueses e que reconhece o trabalho de elevada qualidade que, todos os anos, é desenvolvido no nosso país”. “Ver o nosso trabalho reconhecido é muito gratificante, pois envolveu uma grande dedicação, apesar das condicionantes trazidas pela pandemia”, salienta Ana Estêvão, fazendo questão de agradecer ao seu orientador, o professor Bruno Pedras (Departamento de Engenharia QuímicaiBB-Técnico), pelo “acompanhamento e orientação, imprescindíveis à concretização do trabalho”.

O trabalho premiado consistiu no desenvolvimento de sensores óticos de oxigénio, baseados em luminescência, adequados a detetar oxigénio dissolvido em vinho engarrafado – através da medição direta do oxigénio gasoso presente no interior da garrafa de vinho. “Com este intuito foi efetuado o encapsulamento de indicadores luminescentes em diferentes polímeros para formar matrizes sólidas, que podem ser colocadas sob a rolha aquando do engarrafamento”, explica Ana Estêvão.

Ana Estêvão destaca a enorme qualidade de todas as teses apresentadas a concurso, algo que dificulta a tarefa de apontar o que poderá ter distinguido o seu trabalho dos restantes, porém aponta como potenciais fatores diferenciadores “a fácil miniaturização e portabilidade dos sensores desenvolvidos”. A alumna sublinha ainda a “possibilidade de incorporação dos sensores em garrafas de vinho de forma sistemática, permitindo uma monitorização em tempo real da concentração de oxigénio em cada garrafa”.

Atualmente a trabalhar na indústria e numa área distinta da sua linha de investigação, a antiga aluna não exclui a possibilidade de “um dia, voltar a trabalhar no tema da minha dissertação, ou outro dentro desta área de investigação, que pode possibilitar tantas aplicações”.

Fonte: IST