Investigação e Desenvolvimento

Portugal disponibiliza 150 mil euros para o Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do Programa de Cooperação com a ULisboa

O Governo de Portugal vai disponibilizar 150 mil euros para ações de formação e capacitação em conservação no Parque Nacional da Gorongosa , em Moçambique.

Esta medida surge no âmbito do Programa de Cooperação existente desde 2017 entre a Universidade de Lisboa e o Parque.

Este apoio de 150 mil euros vai permitir a construção e melhoria de infra-estruturas para o ensino do Mestrado em Biologia de Conservação, a primeira componente que resultou do Programa de Cooperação entre a Universidade de Lisboa e o Parque Nacional da Gorongosa.

A medida foi anunciada por João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Transição Energética português, no passado dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Marcaram presença na assinatura do Protocolo as investigadoras Cristina Máguas - em representação do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - e Ana Ribeiro - em representação do Instituto Superior de Agronomia.

Através deste apoio às ações de formação e capacitação em conservação de cientistas moçambicanos, o Protocolo irá permitir contribuir para a proteção do património natural do Parque Nacional da Gorongosa e combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Em vigor desde 2017, o Programa de Cooperação entre a Universidade de Lisboa e o Parque Nacional da Gorongosa surgiu por solicitação do Parque e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, com base nos mais de 10 anos de experiência da equipa da ULisboa no terreno.

O Parque Nacional da Gorongosa está situado na extremidade sul o Vale do Rift do leste Africano, sendo “o principal parque nacional de vida selvagem de Moçambique” e lar de “alguns dos ecossistemas biologicamente mais ricos e geologicamente mais diversos do continente”.