Concursos

Prémio Arquivo.pt

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Arquivo.pt 2022! O prazo para submissão de trabalhos termina no dia 4 de maio de 2022, às 13h00.

Prémio Arquivo.pt

Nesta 5ª edição do Prémio anual Arquivo.pt serão atribuídos 15 000 € aos três melhores trabalhos (1º classificado: 10 000 €).

Podem concorrer trabalhos realizados individualmente ou em grupo sobre qualquer tema, desde que o Arquivo.pt seja a fonte principal de informação.

O Jornal Público atribuirá uma Menção Honrosa para os trabalhos realizados com base nos conteúdos do Público guardados no Arquivo.pt.

O que é o Arquivo.pt? O Arquivo.pt preserva milhões de páginas recolhidas da web desde a década de 1990 e disponibiliza um serviço público de pesquisa sobre esta informação histórica.Diariamente, são publicadas milhões de páginas na Web. No entanto, passado pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar disponível. O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt.
Os trabalhos realizados devem ser aplicações práticas ou estudos baseados na informação acessível através do Arquivo.pt, que demonstrem a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web.Os trabalhos podem incidir sobre temas de qualquer área (ex. Educação, História, Sociologia, Comunicação, Saúde, Informática).

Todos os detalhes acerca das candidaturas estão disponíveis em Arquivo.pt.