Prémios

Professor do Instituto Superior Técnico nomeado presidente de grupo de trabalho da OCDE

O professor Luís Viseu Melo, docente do Departamento de Física (DF) foi nomeado, recentemente presidente do grupo de trabalho em Biotecnologia, Nanotecnologia e Tecnologias Convergentes (BNCT) da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) para 2022.

Professor do Instituto superior Técnico nomeado presidente de grupo de trabalho da OCDE

O presidente do BNCT tem como missão, para além de dirigir os trabalhos do grupo em reunião, acompanhar e promover ativamente as suas atividades, em articulação com o bureau – vice-presidentes eleitos provenientes de delegações de cinco países – e com o Secretariado da OCDE.

Ainda que o exercício de funções como vice-presidente do grupo lhe tenha permitido demonstrar empenho e contribuir de forma válida para as atividades do grupo, o professor Luís Viseu e Melo frisa que esta nomeação não é necessariamente uma consequência direta dessa experiência. “Para além disto há um conjunto de condições que têm que estar reunidas:  primeiro a confiança do grupo e da equipa da OCDE, alguma capacidade de diálogo e para fazer pontes entre diferentes pessoas e interesses, e, por fim, oportunidade”, afirma. A provar que todos estes aspetos confluíram está o facto de o docente ter sido convidado a apresentar a sua candidatura.

O docente do DF sublinha que “para um grupo que lida com políticas esta é uma ocasião muito particular”. E rapidamente explica porquê: “Por um lado, a aceleração da inovação e a mudança de paradigma que é a adoção generalizada de políticas de inovação orientadas para ‘missões’ em vez de orientadas para ‘tecnologias’, impõem a necessidade de ferramentas de apoio à decisão – assessmentforecasting, por exemplo – em prontidão, muito mais ágeis e orientadas de forma diferente”. “Por outro lado, a perceção que se instalou – e bem – ultimamente de que as grandes questões são globais exige espaços de diálogo e que permitam o desenvolvimento de ferramentas e soluções – nomeadamente regulação – em conjunto”, complementa.

Fonte: IST