Investigação e Desenvolvimento

Professora da ULisboa selecionada como “Radcliffe Fellow” da Universidade de Harvard

A professora Ana Paiva, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) foi recentemente nomeada fellow do Radcliffe Institute for Advanced Study da Universidade de Harvard .

Na qualidade de fellow “Katherine Hampson Bessell”, para o biénio de 2020-2021, a docente do Instituto Superior Técnico terá oportunidade de prosseguir um projeto individual numa comunidade dedicada à exploração e investigação. Através desta fellowship, a professora Ana Paiva dedicar-se-á a investigar como projetar máquinas que apoiam a pró-socialidade nas sociedades.

Ainda que o seu projeto Radcliffe não esteja diretamente relacionado com a robótica social - área em que a investigadora do Instituto Superior Técnico se tem especializado ao longo dos anos - não deixa de lhe estar associado ao combinar inteligência artificial com modelação social.

No comunicado enviado sobre o novo grupo de Fellowships, Tomiko Brown-Nagin, reitora do Radcliffe Institute for Advanced Study, destaca que esta equipa “reflete a nossa convicção de que o intercâmbio interdisciplinar e a exploração profunda que Radcliffe permite são extremamente importantes para Harvard e para o mundo em geral – especialmente em tempos como estes, em que temos de enfrentar desafios sem precedentes”.