Técnico Innovation Center sai do papel e será “uma porta permanentemente aberta da Universidade para a Sociedade”

A cerimónia de lançamento da primeira pedra decorreu esta segunda-feira e assinalou o arranque da construção deste espaço idealizado pelo Técnico e pela Câmara Municipal de Lisboa.

cerimónia de lançamento da primeira pedra do Técnico Innovation Center

A Gare do Arco do Cego ganhará finalmente a nova vida que há muito lhe estava prometida, dando lugar a um espaço polivalente, aberto 24 horas por dia, que receberá estudantes do Técnico, mas que também conectará a academia com a sociedade, disseminando o conhecimento e a inovação que se faz na Escola para lá dos seus muros. De forma simbólica, e depois de um “longo caminho” e “muito trabalho”, decorreu esta segunda-feira, 18 de outubro, o lançamento da primeira pedra do Técnico Innovation Center.

A cerimónia contou com a presença de vários elementos do governo, como a secretária de Estado da Valorização do Interior, professora Isabel Ferreira, o ministro do Mar, professor Ricardo Serrão Santos, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, algumas individualidades militares, e também vários representantes das múltiplas entidades de diversos sectores com quem o Técnico tem ligação. À celebração do arranque deste capítulo icónico na história do Técnico não faltaram também docentes, investigadores e estudantes da Escola.

Foi longo o caminho, e o presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, não o esqueceu na sua intervenção, lembrando todos os que tiveram um papel crucial em todo o processo e a falta de financiamento externo que foi adiando o arranque desta obra “que marcará o Técnico e a sua comunidade (…), mas que estamos certos também marcará de forma indelevelmente positiva a cidade de Lisboa, a universidade portuguesa e o país”, como referiu.

Fonte: site IST