Investigação e Desenvolvimento

TLMoto em destaque no Campeonato Nacional de Velocidade

O Núcleo de Estudantes do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa ultrapassou as adversidades causadas pela pandemia e está a dar que falar na competição.

TLMoto em destaque no Campeonato Nacional de Velocidade

Quando a pandemia começou a assolar o mundo, a equipa da TLMoto estava a preparar com todo o empenho e entusiasmo a participação no Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), no qual compete com o protótipo a combustão, e iniciava o processo de manufatura do próximo protótipo elétrico, que a equipa tem vindo a projetar desde o início de 2019 e com o qual contavam representar o Institituo Superior Técnico na MotoStudent – competição de estudantes universitária em Espanha.

A Covid-19 viria adiar o início do CNV, que começou apenas no passado mês de junho, e trouxe consigo novas dinâmicas e desafios à competição: as provas estão a decorrer sem público e cada equipa só pode ter 3 membros presentes nas mesmas. Por sua vez, a MotoStudent foi adiada para a primavera de 2021. Nada disto desmotivou a equipa de alunos do Instituto Superior Técnico que apesar de privada durante alguns meses da sua oficina, continuou a trabalhar em casa e sempre com os valores e objetivos da equipa bem presentes. Os planos para o protótipo elétrico são para manter e se tudo correr como previsto este deverá estar pronto no final do verão. Para além de tudo isto, a equipa do Instituto Superior Técnico está a dar que falar no CNV, conquistando o pódio em duas das três etapas já decorridas.

O CNV conta com um total de 6 etapas que se realizam em diferentes semanas, e a equipa do Instituto Superior Técnico começou logo a brilhar na segunda prova, que teve como palco o autódromo do Algarve, em Portimão, conquistando o pódio como terceiro classificado, na categoria de Premoto3. A TLMoto é a única equipa de estudantes a participar no CNV, o que torna estes resultados ainda mais notáveis.

Apesar da participação no CNV ainda ir a meio, os bons resultados alcançados até agora alimentam o sonho de continuar a brilhar na competição. “Dada a forma como temos conseguido progredir nas últimas 3 provas e tendo em conta todas as melhorias que ainda temos para aplicar durante o resto da temporada, as nossas perspetivas são positivas”, afirma Joana Fonseca. “Mesmo que a nossa classificação no pódio no final do campeonato não esteja garantida, temos a certeza de estar no caminho certo para terminar a temporada com orgulho nos progressos efetuados”, colmata.