Investigação e Desenvolvimento

UNIARQ promove campanha de trabalhos arqueológicos no sepulcro megalítico do tholos do Barro

O Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) a Câmara Municipal de Torres Vedras/ Museu Municipal Leonel Trindade (CMTV/ MMLT), promoveram uma campanha de trabalhos arqueológicos no sepulcro megalítico do tholos do Barro (Torres Vedras), com o objectivo de proceder à sua caracterização arquitectónica, estratigráfica e cronométrica.

O sepulcro megalítico do Barro, Monte da Pena, constitui um dos mais notáveis monumentos megalíticos de falsa cúpula da Península Ibérica, em termos de dimensão, técnica construtiva e até ao nível do historial da investigação.

Com o objectivo de permitir à comunidade local acompanhar a actividade arqueológica, foi ainda organizado um dia aberto dos trabalhos arqueológicos, inserido nas Jornadas Europeias de Arqueologia. No último dia da camapanha, foi organizada uma visita que contou com a participação das várias instituições envolvidas nesta iniciativa.

Leia a notícia na íntegra.