Prémios

Vencedores de melhor apresentação oral e melhor poster

Os alunos de Doutoramento Diogo Miguel Lourenço e Joana Mateus participaram no European Neuroscience Conference by Doctoral Students (ENCODS), em parceria com a Federation of European Neuroscience Societies (FENS), e receberam o prémio de "Melhor Apresentação Oral", com o título: "Desvendando o papel do canabinóide não psicotomimético Cannabidivarin na modulação da neurogênese - Relevância para a Síndrome de Rett" e "Best Poster", intitulado: "Calling on potenciais modulators of postnatal oligodendrogenesis".

Diogo e Joana estão a ser supervisionados pela Professora Sara Xapelli do Ana Sebastião Lab e estão interessados ​​no valor terapêutico das células estaminais neuronais adultas (aNSC) como vasos de regeneração. O grupo da Professora Sara Xapelli está focado em quatro reguladores principais da neurogênese adulta, particularmente mitocôndrias, o fator neurotrófico derivado do cérebro da neurotrofina (BDNF) e seu receptor (TrkB), o sistema endocanabinoide (ECS) e o sistema adenosinérgico. O principal objetivo de seu trabalho é encontrar moduladores de aNSCs que podem impulsionar a neurogênese e oligodendrogênese adulta para melhorar o reparo funcional do cérebro.