Investigação e Desenvolvimento

Alumna do Instituto Superior Técnico vence Prémio André Jordan 2020

Khadija Benis, antiga aluna do Técnico, foi a vencedora da 6.ª edição do Prémio André Jordan na categoria de “Doutoramentos / Artigos Científicos”.

ist

O galardão distinguiu a tese de doutoramento desenvolvido no âmbito do programa MIT Portugal em Sistemas Sustentáveis de Energia, orientada pelo professor Paulo Ferrão, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), e desenvolvida no Centro de Investigação do Técnico, o IN+. Ao longo dos 4 anos de doutoramento, a antiga aluna debruçou-se sobre um tema de investigação emergente: a Agricultura Integrada em Edifícios (AIE), que consiste na implementação de cultivos em sistemas hidropónicos de alto rendimento em edifícios.

“É uma grande honra ter o reconhecimento do prémio André Jordan. Um prémio que tem um papel fundamental na divulgação e na criação de pontes entre o mundo da investigação e o mercado, e que abre novos horizontes na área do imobiliário”.

O trabalho de Khadija Benis contribuiu para o desenvolvimento de um quadro metodológico inovador de avaliação da sustentabilidade ambiental e económica da AIE, para apoiar planeadores urbanos e decisores políticos na sua integração em contextos urbanos.

Leia a notícia na íntegra.