Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Alumni do IST envolvidos no lançamento de projeto inovador de criptografia

David Dias e Jorge Soares são dois dos engenheiros envolvidos no desenvolvimento deste projeto que produz “aleatoriedade” criptograficamente segura, acessível a qualquer um.

ist

Muitos de nós não temos uma noção real da importância dos números aleatórios no nosso quotidiano, mas é deles que depende a segurança que tanto prezamos nos nossos dispositivos inteligentes, e é graças a estes que é assegurada a privacidade quando visitamos um site ou segurança das transações bancárias. A aleatoriedade é ainda diretamente fundamental para certos negócios e atividades, sendo o exemplo mais óbvio de todos, a seleção das chaves vencedoras em jogos como a lotaria ou o Euromilhões.

Durante anos, não existia nenhum serviço que pudesse produzir este tipo de aleatoriedade em escala. Esta realidade mudou há uns meses, e quando David Dias, líder do projeto e do grupo de investigação “Resilient Networks Lab”, e Jorge Soares, responsável por todas as colaborações e a governação da rede.  O projeto denominado drand ,foi lançado por um consórcio de empresas de tecnologia e universidades e vem revolucionar o mundo da criptografia.

“O projeto está fortemente associado ao desenvolvimento da League of Entropy, um consórcio de entidades à volta do mundo que operam uma rede pública que qualquer um pode usar para obter números aleatórios”, destaca Jorge Soares.

Leia a notícia na íntegra.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Consulta Pública | Código de Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio da Universidade de Lisboa
Prémio ULisboa RedeMOV 2024 | Candidaturas até 15 de setembro
Estudantes-atletas da ULisboa premiados nos EUG2024