Outros

Alunos do Colégio de Santa Doroteia dinamizam tabela periódica em Ciências

A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade de Lisboa (ULisboa) presta homenagem a Dmitri Ivanovich Mendeleev a  8 de fevereiro de 2018, data em que se assinala o 184º aniversário do seu nascimento. Nesse dia, cerca de 118 alunos, do 9.º ano, do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, visitam a tabela periódica existente neste campus universitário.

Os estudantes foram desafiados a construir caixas com cinco faces alusivas a propriedades/curiosidades sobre cada um dos elementos da tabela periódica. As caixas serão colocadas nos respetivos lugares no pátio da Faculdade de Ciências durante a tarde de 8 de fevereiro. A rotação das caixas permitirá gerar cinco tabelas diferentes, que revelam várias características dos elementos.

Esta comemoração visa alertar os alunos para a importância da tabela periódica, concebida pelo químico russo em 1869 e que contém todos os elementos indispensáveis para compreender a formação e a evolução do planeta Terra.